Abicalçados e lideranças empresariais se reúnem com parlamentares e o vice-presidente Alckmin

Nas oportunidades foram apresentadas as principais pautas do setor calçadista para 2025

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, acompanhado de lideranças do setor calçadista, participou, durante o dia de ontem (11), de duas reuniões de articulação em Brasília/DF. A primeira delas foi com empresários do Instituto Unidos Brasil (IUB) e parlamentares da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) e a segunda com o vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Ferreira conta que, nas oportunidades, foram apresentadas as principais pautas do setor calçadista para 2025, entre elas a importância de criar mecanismos para uma maior defesa comercial da indústria, especialmente diante da invasão de produtos asiáticos. No ano passado, conforme a Abicalçados, as importações de calçados cresceram quase 30%, em volume, sendo que 90% delas foram provenientes de países da Ásia. Atualmente, está em vigência o antidumping contra o calçado chinês, que para entrar no Brasil paga uma sobretaxa de US$ 10,22 por par. A Abicalçados busca ampliar o mecanismo também para Vietnã e Indonésia, hoje as duas principais origens do calçado importado pelo Brasil. “Existe uma migração de produção intra-ásia e temos notado invasão de produtos por diferentes vias que burlam a aplicação do antidumping”, disse o dirigente. O antidumping aplicado contra o calçado chinês tem validade até o ano de 2027. 

No encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin, participaram o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, o presidente do Grupo Dass, Vilson Hermes, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, o diretor do Departamento de Defesa Comercial do MDIC, Márcio Mota Fernandes Hissa, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação e Serviços do MDIC, Uallace Moreira.

IUB
Criado em 2020, o IUB tem o objetivo de ampliar o diálogo entre empresas e o Poder Público, levando pautas pertinentes a diversos segmentos econômicos. Na reunião, estiveram presentes lideranças empresariais de diversos setores, como Haroldo Ferreira, Pedro Bartelle e parlamentares, entre eles,  o deputado federal Lucas Redecker, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.