De 3 e 11 de fevereiro, a coordenadora de Relacionamento da entidade, Aline Maldaner, esteve no polo produtivo do Cariri e na capital Fortaleza
Considerado o principal polo produtor de calçados do Brasil, em volume, o Ceará responde por cerca de 30% da produção nacional do setor. Neste contexto, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) vem trabalhando para uma maior aproximação com as empresas cearenses com o objetivo de ampliar a competitividade local no mercado interno e internacional. De 3 e 11 de fevereiro, a coordenadora de Relacionamento da entidade, Aline Maldaner, esteve no polo produtivo do Cariri - que engloba Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha - e na capital Fortaleza.
A agenda iniciou com reuniões junto a entidades que auxiliam no desenvolvimento do polo calçadista do Cariri, o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria) e o Sebrae Cariri/CE, além da prefeitura da cidade. Na oportunidade, foram avançadas as tratativas para a participação coletiva das empresas calçadistas do polo do Cariri na próxima edição da BFSHOW, entre os dias 19 e 21 de maio, em São Paulo/SP. Considerada a principal feira de calçados da América Latina, a BFSHOW é estratégica para alavancar as vendas das produtoras cearenses tanto no mercado doméstico quanto internacional. “Também falamos da importância do programa Brazilian Footwear, visando alavancar as exportações do polo por meio da participação das empresas em ações promovidas pela entidade em parceria com a ApexBrasil”, conta Aline, acrescentando que o programa Origem Sustentável foi outra pauta levada ao encontro. “As práticas ESG já não são apenas um diferencial de mercado, são obrigatórias para empresas que desejam se destacar, especialmente no ambiente internacional”, frisa a coordenadora, destacando que a pauta está sendo trabalhada pelas entidades locais.
Após a agenda com entidades e a prefeitura, a coordenadora da Abicalçados foi acompanhada pela secretária-executiva do Sindindústria, Bianca Marcolino em visitas a 12 empresas do polo do Cariri, oportunidade em que foram reforçadas a importância da associação à Abicalçados e ao Brazilian Footwear - programa de internacionalização da entidade -, e a participação do polo local na BFSHOW. “As empresas, além de estarem se organizando para participar da feira, desejam aderir à associação para usufruir de todos os benefícios e oportunidades que oferecemos”, conta Aline, acrescentando que também foram visitadas empresas locais que já fazem parte do quadro associativo da Abicalçados Vizzia Sandálias, HG Industrial e Tropical Brasil, que já participam de ações e oportunidades promovidas pela entidade.
Fortaleza
A segunda parte da agenda foi em Fortaleza, capital cearense distante 500 quilômetros de Juazeiro do Norte. Lá, Aline participou da 27ª edição da feira de calçados organizada por representantes comerciais, a Apacace, uma das principais mostras regionais do Nordeste. Com 218 marcas de calçados, a feira foi visitada por grandes varejistas do Nordeste, em especial do Ceará e do Piauí. “O fortalecimento do setor calçadista se dá com a união de todos os polos produtivos e eventos de negócios importantes para o setor. A BFSHOW, inclusive, foi uma das patrocinadoras da Apacace, feira que foi um sucesso comercial em Fortaleza”, conclui Aline.
Abicalçados
Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.