Feira aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, em São Paulo/SP
Maior feira de calçados do Brasil, a BFSHOW aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP. A feira contou com 318 marcas calçadistas brasileiras que receberam 9,6 mil visitantes, entre eles compradores nacionais e internacionais de alguns dos principais mercados do mundo. Parte dos players estrangeiros vieram ao Brasil por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Relatório da Abicalçados aponta que os 25 grupos trazidos por meio do Programa realizaram, in loco, US$ 2,6 milhões em negócios, número que deve saltar para mais de US$ 7,7 milhões nos próximos meses em compras que ficaram alinhavadas no evento. Em reais, na cotação atual, os calçados negociados ultrapassam R$ 41 milhões. Segundo a coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, em um cenário internacional de retração, especialmente diante da retomada da China e de crises econômicas em alguns dos principais parceiros comerciais do Brasil, o número se torna ainda mais relevante e demonstra a força do calçado brasileiro. “O Brasil segue sendo referência quando se fala em calçado com design, qualidade e sustentabilidade”, frisou.
Um dos compradores participantes da iniciativa foi Carlos Pareja, comprador do grupo Grulla Y Wellco, da Colômbia. Segundo ele, negócios foram efetivados e alinhavados. “A feira teve expositores adequados, com produtos que, como sempre, se distinguiram com um bom design e uma boa qualidade. Encontramos os produtos que viemos procurar”, disse. Hani Saed Abughamja, comprador do grupo Al Heda Al Moumiz, destacou que foi “a melhor feira no Brasil em muito tempo”. “A organização estava perfeita. Encontramos os calçados que queríamos com facilidade”, destacou.
Força internacional
Além dos compradores trazidos pelo Brazilian Footwear, outros vieram de forma independente ou apoiados pela NürnbergMesse Brasil. No total, estiveram na BFSHOW 418 compradores de mais de 60 países de todos os continentes. Os negócios totais gerados serão divulgados nos próximos dias.
A feira
A 2ª edição da BFSHOW reuniu mais de três centenas de marcas de todos os segmentos e polos calçadistas brasileiros que respondem por mais de 80% da produção nacional do setor (mais de 870 milhões de pares por ano). A realização foi da Abicalçados em parceria com a NürnbergMesse Brasil. A próxima edição do evento acontecerá no Novo Distrito Anhembi, também em São Paulo/SP, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2024.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a operadora
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 147,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.