Maior feira calçadista da América Latina aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro, em São Paulo
A 5ª edição da BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina, realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, terminou com uma visitação internacional recorde. Conforme dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e NürnbergMesse Brasil, parceiras na promoção e organização do evento, durante os três dias foram recebidos mais de 10 mil compradores, sendo 13% (1,3 mil) deles provenientes de 46 países.
Com cerca de 350 marcas brasileiras, reunidas em um espaço total de mais de 25,5 mil metros quadrados, a BFSHOW se consolidou entre as principais feiras comerciais do setor calçadista no mundo. Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, a feira refletiu o momento atual da indústria calçadista brasileira, que deve crescer até 1,4% em 2025, ultrapassando os 940 milhões de pares produzidos. “A BFSHOW sinaliza que devemos ter uma recuperação no último trimestre, com crescimento de mais de 2% na produção, encerrando o ano com um dado positivo”, explica o dirigente.
A visitação internacional no evento surpreendeu positivamente, principalmente diante do cenário externo desafiador. “Tivemos uma grande presença de importadores, principalmente da América Latina, além de países do Oriente Médio, África e até mesmo Oceania”, comemora Ferreira, ao destacar que mercados alternativos têm amenizado o desafio das exportações para os Estados Unidos, principal destino internacional do produto nacional.
Programa Comprador
A presença nacional e internacional no evento foi potencializada pelo Programa Comprador da BFSHOW, que trouxe 520 compradores nacionais e 165 internacionais de 32 países para o evento. O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, conta que o investimento trouxe importadores selecionados pelo potencial de compra e pulverização de mercados, uma estratégia para diversificação de destinos. “Os feedbacks são positivos, principalmente pela qualidade dos compradores presentes, que não vieram apenas para relacionamento, compareceram para efetivar compras e parcerias”, destaca.
Expositores
Ricardo Terêncio, coordenador de marketing da Rafarillo, de Franca/SP, avalia que a visitação e qualidade dos compradores surpreendeu a marca. “Por ser uma feira de novembro, não esperávamos uma visitação tão grande. Recebemos clientes que há muito anos não compravam da Rafarillo. Foi uma participação bastante positiva”. Segundo ele, foram realizados negócios tanto com o mercado interno quanto com o internacional. “O mercado externo deu uma boa melhorada nos últimos meses e aqui confirmamos esse bom momento”, acrescenta.
Para Marcelo Silva, gerente de marketing da Kidy, de Birigui/SP, a BFSHOW tem “mudado o patamar do calçado brasileiro”, ao apresentar, de forma conjunta, o que existe de melhor na indústria nacional. “Para a Kidy, especificamente, a feira nos ajuda a validar novos projetos, além de realizar negócios importantes com compradores nacionais e internacionais”, conta. Segundo ele, na edição o estande recebeu uma visitação bastante qualificada, especialmente interessada no lançamento do Tênis Localize, realizado durante a BFSHOW.
Ressaltando a oportunidade de fortalecimento do relacionamento, em especial com parceiros estratégicos do mercado nacional e internacional, a Piccadilly, de Igrejinha/RS, recebeu um grande fluxo de clientes. “Recebemos um público altamente qualificado, especialmente durante a presença da nossa embaixadora Carolina Dieckmann no segundo dia do evento. Esse resultado reflete um trabalho consistente e o engajamento do público com nossa coleção de Outono-Inverno 26”, ressalta Cristine Grings Nogueira, CEO da empresa.
Lojistas
Participando da BFSHOW desde a sua primeira edição, a tradicional Ajita Calçados, que conta com mais de 20 lojas no Paraná, além de negócios, utiliza a feira para confirmação das tendências que estarão nas vitrines das próximas estações. Segundo o diretor administrativo da rede, Eduardo Ajita, o momento atual do mercado brasileiro, de menor consumo no varejo e maior concorrência, principalmente as plataformas de e-commerce, torna a BFSHOW “fundamental”. “É aqui que conseguimos criar uma coleção assertiva para um consumidor que está cada vez mais seletivo e exigente. Na BFSHOW, temos reunidas todas as principais marcas, inclusive de produtos mais exclusivos, que têm sido o nosso foco na coleção feminina”, conta.
A Sapataria Avenida, que conta com uma loja exclusiva em Barreiras/BA, comprou toda a coleção de Inverno na BFSHOW. “Antes da feira, fazemos a preparação para comprar todos os calçados da coleção de inverno aqui, pois é onde encontramos a variedade necessária para o nosso mix de produtos”, conta Jonas Francisco de Azevedo, sócio gerente da loja. Segundo ele, a organização da feira torna a experiência do lojista especial. “A BFSHOW é muito bem pensada, desde o acesso facilitado, por ser em São Paulo, até a segmentação por tipo de produto, o que otimiza o tempo de visita e nos permite uma maior tranquilidade para realização de negócios”, comenta Azevedo.
Presença internacional
Com cinco lojas voltadas para o público masculino, o gerente de Importação das lojas Ferratti, do Equador, Pablo Vega, participou pela quarta vez do evento. “Hoje, se trabalhamos com o mercado calçadista, temos que vir na BFSHOW. Gostei muito da feira, que apresentou uma grande variedade de marcas e estava bem organizada. No evento, também aproveitamos para conhecer novos fornecedores e fecharmos negócios”, afirma Vega, ao ressaltar que a tecnologia, o conforto, qualidade e tempo de entrega dos produtos são alguns dos diferenciais do sapato “feito no Brasil”. O comprador internacional já trabalha há 24 anos com empresas brasileiras.
Na agenda
A próxima edição da BFSHOW já tem data definida. A maior feira calçadista da América Latina lançará as coleções de Primavera/Verão da indústria brasileira entre os dias 18 e 20 de maio de 2026, também no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.