Maior feira de calçados do Brasil deve atrair mais de 1,2 mil compradores de todos os continentes
A alta nas exportações de calçados brasileiros no primeiro bimestre, quando foram exportados mais de 21 milhões de pares - crescimento de 14,7% ante o mesmo período de 2024 - está animando os calçadistas para a quarta edição da BFSHOW. Considerada a maior feira calçadista da América Latina, em espaço e número de marcas participantes, a mostra acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
A gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que a feira vem atraindo compradores nacionais e, principalmente, internacionais que buscam a excelência do calçado verde-amarelo. “O Brasil é o principal fornecedor do setor fora da Ásia, unindo qualidade e preço competitivo, especialmente diante do câmbio atual”, explica. Segundo ela, a BFSHOW já se tornou uma referência internacional quando o assunto é calçado brasileiro. “Desde a primeira edição a feira se destaca pelas oportunidades e negócios realizados para o mercado externo. A BFSHOW é o local certo para conquistar clientes internacionais, sem sair do Brasi”, acrescenta.
Já o head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil, Rico Azeredo, frisa o potencial dos compradores que estão realizando credenciamento para o evento. “Temos compradores dos principais mercados internacionais já confirmados, e percebemos um interesse crescente dos Estados Unidos, Argentina e países da Europa, como a Espanha, que assumiu, em 2025, o terceiro posto entre os principais destinos do calçado brasileiro no exterior”, comenta. A projeção da promotora é de que o evento receba mais de 1,2 mil compradores internacionais de todos os continentes.
A possibilidade de incremento nas exportações, ou até mesmo o start delas, são alguns dos motivos que levam centenas de empresas à BFSHOW. Uma dessas é a Crep, indústria de calçados infantis de São José dos Campos/SP. A diretora financeira da empresa, Carla Crepaldi, conta que, em novembro de 2024, a empresa conquistou seu primeiro cliente internacional na BFSHOW. “Desde a segunda edição, estávamos conversando com um grande atacadista do Peru, mas ainda não havíamos formalizado a exportação. Em novembro passado, realizamos a nossa primeira venda internacional, um mercado que vamos trabalhar mais forte a partir de agora”, comenta.
Estados Unidos de olho no Brasil
Um dos compradores internacionais confirmados é David Benzikry, CEO da Spring Footwear, Corp., dos Estados Unidos. Já trabalhando com marcas brasileiras, ele diz que será sua primeira vez na BFSHOW. “Importamos, anualmente, mais de US$ 50 milhões e somos a maior cadeia nacional de distribuição de calçados nos Estados Unidos. O calçado brasileiro é uma mistura de moda, funcionalidade e sentimento”, comenta. Segundo ele, na BFSHOW a distribuidora pretende abrir novos contatos. “As tarifas entre China e Estados Unidos estão sendo um elemento importante para buscarmos novos parceiros no Brasil”, destaca.
Desejo de verão na Espanha
Outro comprador confirmado na BFSHOW é Jose Antonio Albero, CEO da Nuez Moscada SL, da Espanha. Com 400 lojas no país europeu, o grupo já trabalha com diversas empresas de calçados do Brasil e importa, anualmente, mais de 20 mil pares de calçados verde-amarelos. “O calçado brasileiro é um produto de férias, lazer e verão. Para um país como a Espanha, com um nível de turismo muito elevado e com um verão cada vez mais longo, o Brasil tem o produto adequado, unindo preço competitivo e qualidade”, avalia. Na BFSHOW, Albero adianta que visitará os fornecedores e buscará novos fabricantes do segmento.
Com uma área total de mais de 32 mil metros quadrados, a quarta edição da BFSHOW já tem 93% dos espaços comercializados com marcas brasileiras. Expositores interessados podem acessar a área QUERO EXPOR do site. Neste mesmo site, compradores podem realizar o credenciamento antecipado.
SERVIÇO
4ª BFSHOW
Data: 19 a 21 de maio
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, bairro Santana, São Paulo/SP)
Mais informações: www.bfshow.com.br.