Programa é uma promoção da Abicalçados em parceria com a Assintecal
A Klin, indústria de calçados infantis de Birigui/SP, recebeu hoje (22), na BFSHOW, em São Paulo/SP, a certificação Ouro do Origem Sustentável. Única certificação de ESG voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo, a acreditação foi concedida após a Klin suprir mais de 60% dos indicadores do programa. A entrega aconteceu no estande da empresa e contou com as presenças do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira; da diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Repezza; e dos diretores da Klin, Carlos Mestriner e Valdir Mestriner.
Entre os destaques em ESG da empresa, a empresa traz a gestão de resíduos. A Klin orgulha-se de ter zerado o seu descarte, reaproveitando, inclusive, as aparas têxteis e sintéticas, que são encaminhadas para indústrias de co-processamento. No campo social, a empresa apoia mais de dez instituições de serviços sociais como Teleton e Instituição Casa do Zezinho.
Na oportunidade, Ferreira destacou a importância da certificação para a maior competitividade da indústria calçadista brasileira, tanto no mercado interno quanto internacional. “A sustentabilidade é um diferencial da nossa indústria, principalmente frente às empresas asiáticas. A certificação do Origem Sustentável vem justamente para chancelar isso e aumentar a nossa competitividade”, disse. Já Carlos Mestriner agradeceu o empenho de toda a equipe Klin na obtenção da certificação.
A empresa
Com quatro plantas produtivas - em Birigui, Penápolis/SP, Gabriel Monteiro/SP e Três Lagoas/MS, a Klin produz mais de 15 mil pares por dia e emprega mais de 2,5 mil colaboradores.
Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente mais de 90 empresas de calçados e componentes, que respondem por mais de 45% da produção nacional do setor estão certificadas ou em processo de certificação. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.