Na BFSHOW, Klin é recertificada no nível máximo do Origem Sustentável

 

Entrega aconteceu durante a feira realizada pela Abicalçados, em São Paulo/SP

Uma das principais indústrias de calçados infantis do Brasil, a Klin, foi recertificada no nível máximo do Origem Sustentável (Diamante) em sua unidade de Três Lagoas/MS. A entrega aconteceu durante a BFSHOW, feira calçadista que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, entre 10 e 12 de novembro.

Com uma produção diária de 18 mil pares de calçados, a empresa traz a sustentabilidade ambiental e social no seu DNA. O CEO do grupo, Rodrigo Righi, destacou o trabalho social, por meio dos investimentos no Instituto Pró Criança, que desenvolve ações sociais em Birigui e região. “Além disso, temos tratamento próprio de efluentes em todas as nossas unidades, com reaproveitamento de água, utilizamos energia limpa por meio do Mercado Livre de Energia e controlamos substâncias restritas em nossos produtos, entre outras iniciativas”, lista.

Segundo ele, a certificação do Origem Sustentável contribui para a competitividade do grupo, por meio da economia e maior eficiência em processos produtivos, e de imagem em um mercado que valoriza muito as práticas ESG, especialmente na exportação. Atualmente, 25% da produção do grupo é exportada para mais de 50 mercados, sendo os principais destinos países da América Latina, Oriente Médio e norte da África.

Na oportunidade, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, parabenizou a empresa pela recertificação no seu nível máximo, destacando a evolução do setor calçadista nacional com relação à sustentabilidade. “Hoje, a sustentabilidade é um diferencial importante do calçado brasileiro, principalmente em relação aos produtos asiáticos, que não trazem essa característica cada vez mais valorizada”, disse.

Sobre o programa
Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.