Abicalçados fará parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

Órgão recém reativado tem como objetivo desenvolver a nova política industrial do Governo Lula

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é uma das entidades representativas convidadas para participar do recém reativado Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), órgão que tem como missão desenvolver a nova política industrial do Governo Lula. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Conselho reunirá, além da Abicalçados, outras 20 entidades representativas do setor privado.

 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou a importância da reativação do CNDI, extinto em 2014, para que o setor privado, junto ao Poder Público, possa ajudar na criação e consolidação de uma política industrial para o Brasil. “Desde os anos 1980, o Brasil passa por um processo sistemático de desindustrialização. Frear esse processo e instigar o desenvolvimento da indústria são urgentes”, comenta o executivo, ressaltando que a participação da indústria no PIB brasileiro passou de mais de 20% para pouco mais de 11% nas últimas décadas.

 

A primeira reunião do CNDI será no início do mês que vem e os encontros serão semestrais. Além dos membros da iniciativa privada, o CNDI tem 21 representantes do Governo Federal indicados pelos ministérios. Além da Abicalçados, compõem o Conselho a Anfavea, Abia, Abiquim, Grupo FarmaBrasil, Abiplast, CBIC, Abdib, Abinee, IEDI, Abisemi, P&D Brasil, Abimaq, Embraer, Brasscom, Unica, CUT, Força Sindical, UGT, CNI, Ibram e Instituto Aço Brasil, além dos ministérios da Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fazenda, Relações Exteriores, Planejamento e Orçamento, Integração e Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Minas e Energia, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Trabalho e Emprego, Saúde, MEC, Defesa, Portos e Aeroportos, Comunicações, Gestão e Inovação em Serviços Públicos e o BNDES.