Coordenadora de Relacionamento da entidade, Aline Maldaner, esteve no polo calçadista entre os dias 3 e 6 de setembro.
A coordenadora de Relacionamento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Aline Maldaner, esteve no polo calçadista de Nova Serrana/MG entre os dias 3 e 6 de setembro. Na oportunidade, a profissional visitou o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) e 14 indústrias nas cidades de Nova Serrana e Perdigão.
Segundo Aline, a aproximação com todos os polos calçadistas brasileiros é uma premissa da gestão da Abicalçados, que busca entender e ajudar na solução de diferentes demandas das empresas. “Nesta visita, em especial, ouvimos muito que existe um problema de mão de obra. Nas empresas visitadas, notamos que não há falta de pedidos. As empresas estão com dificuldades de encontrar trabalhadores para produzir, o que é um problema nacional da indústria”, conta, ressaltando que é preciso estimular as novas gerações para o trabalho no setor.
A coordenadora destaca, ainda, que as empresas associadas no polo têm muito interesse na ampliação das exportações com o apoio do Brazilian Footwear, em iniciativas que garantirão a visitação de compradores internacionais durante a realização da BFSHOW, em novembro, e também nas demais ações de promoção internacional, especialmente na Missão Comercial da Colômbia em janeiro e junho de 2025.
Além de ouvir demandas das empresas, a coordenadora falou sobre outros temas. Entre eles, estava a próxima edição da BFSHOW, que tem participação expressiva do polo, com cerca de 60 marcas confirmadas, tanto em estande coletivo organizado pelo Sindinova quanto de forma individual. Aline falou, ainda, do programa de apoio às exportações Brazilian Footwear, do Origem Sustentável e dos demais benefícios da entidade.
No final de agosto, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, já havia visitado o polo durante a realização da 14ª Feira de Máquinas e Componentes para Calçados (Febrac).
Entidade
Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.