ApexBrasil anuncia convênios de meio bilhão em apoio às exportações

Presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto, participou da cerimônia

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, participou ontem (17) da cerimônia de anúncio de 23 convênios entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades setoriais. O convênio com a Abicalçados é de manutenção do Brazilian Footwear, que injetará, no biênio 2024-2025, R$ 36 milhões no apoio das exportações, segundo maior acordo setorial com a Agência. No total, os convênios somam R$ 537 milhões em benefício a mais de 19 mil empresas dos setores envolvidos. A cerimônia contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckimin, ministros e do presidente da ApexBrasil Jorge Viana. 

Conforme o Governo Federal, os acordos têm a expectativa de gerar mais de R$ 281 bilhões em negócios internacionais, sendo R$ 256,5 bilhões em exportações e R$ 24,5 bilhões em investimentos estrangeiros a serem aplicados em projetos estratégicos. Na oportunidade,  o presidente da República destacou o momento positivo da economia e a importância das exportações. 

Já o presidente da ApexBrasil sublinhou o caráter estratégico das parcerias para que as empresas brasileiras disputem o mercado mundial. “Hoje aqui nós estamos assinando estes 23 convênios com entidades setoriais e com o Sebrae Nacional, seguindo uma demanda do presidente Lula de oferecermos mais apoio para micro e pequenas empresas e para as cooperativas”, afirmou Viana. 

Segundo Neto, a parceria renovada permite que as empresas, especialmente as de menor porte e sem capacidade de grandes investimentos em internacionalização, possam exportar com qualidade e de forma perene. “Sempre frisamos que as exportações não podem ser ocasionais, elas precisam ter continuidade e fazer parte da estratégia da empresa. O Brazilian Footwear, há mais de 20 anos, permite que as indústrias de calçados, de todos os portes e maturidades exportadoras, possam seguir embarcando seus produtos para todo o mundo”, destacou o dirigente, acrescentando também a importância da parceria entre ApexBrasil e Sebrae para chegar, ainda mais, nesse porte de empreendimento. 

Além do convênio firmado com a Abicalçados, foram firmados acordos com o setor farmacêutico (Abiquifi), de carne bovina (Abiec), de plásticos (INP), de frutas (Abrafrutas), de têxteis e confecções (Abit), de cinema (Siaesp), de audiovisual (Bravi), de etanol e farelo de milho (Unem), de softwares e tecnologia da informação (Softex), de equipamentos e tecnologia para produção de etanol (Apla), de implementos rodoviários (Anfir), de arroz (Abiarroz), de higiene pessoal (Abihpec), de chocolates/balas/amendoins (Abicab), de produtos para animais de estimação (IPB), de eletro-eletrônico (Abinee), do aeroespacial (PIT), de design de moda (Abest), de franquias (ABF), de música (BM&A) e de móveis (Abimovel). 



Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.