Calçadistas estreitam laços com Angola

Entre janeiro e setembro, as fábricas nacionais exportaram para Angola o equivalente a US$ 11 milhões, 3% mais do que no mesmo período do ano passado

Mercado-alvo do calçado brasileiro para o biênio 2024-2025, por meio do programa de apoio às exportações Brazilian Footwear, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Angola vem atraindo empresas verde-amarelas. Durante  o Fórum Brasil de Investimentos, em São Paulo/SP, no dia 28, o presidente-executivo, Haroldo Ferreira, e a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, estiveram em reunião com representantes da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex). 

O objetivo do encontro, segundo Ferreira, foi estreitar laços com o país africano. “Angola é um mercado em crescimento para a indústria brasileira de calçados. Entre janeiro e setembro, as fábricas nacionais exportaram para lá o equivalente a US$ 11 milhões, 3% mais do que no mesmo período do ano passado”, conta o dirigente. Durante a reunião, representantes da Aipex destacaram a força do produto verde-amarelo no mercado angolano, resultado de grandes similaridades culturais, inclusive na língua nativa, o que facilita a integração comercial. 

Com mais de 34 milhões de habitantes, a Angola é dependente das importações de calçados, sendo o Brasil o seu segundo principal fornecedor do produto no mundo, atrás apenas da China. 

Participaram do encontro com os representantes da Abicalçados o administrador-executivo e o técnico da Aipex, Jerônimo Pongolola e Valter Almeida, respectivamente. 

 

Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.