A mostra terminou com a comercialização de 375 mil pares, que geraram mais de US$ 5,4 milhões in loco
Os primeiros passos de 2025 para as negociações internacionais da indústria calçadista brasileira trazem boas perspectivas para o setor. A edição de inverno da feira italiana Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Riva del Garda, na Itália, trouxe essa sinalização às 40 marcas brasileiras presentes no evento. A mostra terminou com a comercialização de 375 mil pares, que geraram mais de US$ 5,4 milhões. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,6 milhão de pares e US$ 21,3 milhões. Os resultados apresentados na 102ª edição do evento são superiores aos registrados na edição de janeiro do ano passado. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
De acordo com a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, a Expo Riva Schuh é uma feira que ocorre há mais de 50 anos e entende a importância de trazer novidades, respeitando o dinamismo do mercado. “Nesta edição apresentaram, mais uma vez, mudanças que deverão impactar nos resultados do evento a curto, médio e longo prazos. As empresas brasileiras, em sua maioria, já estão há mais de uma, duas décadas nesse evento e colhem os frutos da participação consistente, que evidencia o comprometimento da indústria calçadista brasileira com o mercado internacional.”
Uma das empresas que está presente na Expo Riva Schuh há 15 anos é a Bischoff Group (Igrejinha/RS). O gerente de exportação do grupo, Henrique Galhego, ressalta que a continuidade de uma estratégia para a exportação é fundamental para se obter bons resultados. “Estamos há anos plantando essa semente que colhemos nesta feira. A visitação foi, realmente, excelente, acima do esperado com a abertura de novos clientes e mercados como Iugoslávia, Inglaterra, Polônia, Palestina e Irlanda. Fizemos também a manutenção de clientes com pedidos de amostras e efetivados in loco”, comenta Galhego, ao sinalizar também que um efeito imediato da eleição do novo presidente dos Estados Unidos é a preocupação de empresas com as suas produções na Ásia, tanto americanas quanto do Reino Unido, já que há uma discussão de aumento de impostos. “Nesta feira, algumas empresas já começaram a se movimentar procurando o Brasil, por ser um país com qualidade e preço justo para exportar.”
Com muito movimento e agendamentos durante o evento italiano, a Awana (Campo Bom/RS) tem como um dos diferenciais o desenho de modelos durante reuniões, junto com o cliente, dentro da própria feira. Durante o atendimento, o product developer da empresa, Milton Möller desenvolve novos calçados que depois serão fabricados no Brasil e exportados. “A Expo Riva Schuh é a nossa principal feira, viemos para a edição de janeiro sabendo que ela é menos forte em relação a de junho, mas tivemos uma boa reação em relação ao calçado mais casual, formal. A edição foi, inclusive, surpreendente, tivemos novos contatos”, afirma Möller, ao salientar que um dos mercados com o qual fecharam pedidos de amostra foi a Inglaterra.
Confirmado já para a próxima edição em junho, a calçadista Levecomfort (Franca/SP) volta para o Brasil com a retomada de um cliente importante do Oriente Médio. “Conseguimos fazer bastante agendamentos e também novos contatos que resultaram em pedidos de amostras e pedidos finais para a fábrica. Reativamos um cliente da Arábia Saudita e só por esse comprador já valeu a participação”, comenta Gustavo Figueiredo, analista de exportação da empresa, ao dizer que a avaliação geral é positiva, ficando dentro das expectativas e que foram realizados contatos com visitantes dos Emirados Árabes Unidos, Grécia, Inglaterra, Indonésia, entre outros.
Visitação
Segundo a gerente geral da Expo Riva Schuh, GianPaola Pedretti, a 102ª edição da feira teve uma visitação semelhante à registrada em janeiro de 2024. Os números preliminares apontam para a presença de cerca de 9 mil pessoas de 100 países durante os quatro dias. O evento conta com 1,1 mil expositores de 36 países e tem o Brasil como uma das principais delegações internacionais. “Estamos felizes com os resultados da feira porque estamos em um momento complexo de mercado e fizemos um evento com um grande número de expositores e visitantes. Tradicionalmente, a visitação dessa feira é 80% de europeus, o que para os brasileiros é uma grande oportunidade para entrarem ou confirmarem os clientes nos mercados da Europa. Depois de nossa visita ao Brasil no ano passado, fizemos um esforço para aumentar o número de compradores do Oriente Médio e do norte da África, visto que esses são mercados importantes para a indústria calçadista brasileira”, conclui GianPaola.
Nesta edição, participaram da feira italiana com o apoio do Brazilian Footwear as marcas Actvitta, Ala, Andacco, Arezzo, Awana Group, AXG Export, Azaleia, Beira Rio, Bibi, Boaonda, BR Sport, Capelli Rossi, Cartago, Comfortflex, Copacabana, Democrata, Grendha, GVD International, Jorge Bischoff, Klin, Levecomfort, Leveterapia, Loucos & Santos, Madeira Brasil, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pampili, Petite Jolie, Piccadilly, Polo Go, Ramarim, Schutz, Stéphanie Classic, Valentina, Vizzano, Werner, Zatz e Zaxy.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.