O dia 21 de novembro, que marcou o início da primeira edição da Brazilian Footwear Show - BFSHOW, também foi palco para comemorações e anúncios importantes par...
O dia 21 de novembro, que marcou o início da primeira edição da Brazilian Footwear Show - BFSHOW, também foi palco para comemorações e anúncios importantes para o setor calçadista brasileiro. Em celebração aos 40 anos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em evento realizado no auditório da FIERGS, em Porto Alegre/RS, discursos enalteceram a importância da atividade, metas para os próximos anos e também a assinatura de um protocolo de intenções para a renovação do convênio Brazilian Footwear. O programa de apoio às exportações mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões em ações para o fomento dos embarques de calçados brasileiros nos próximos dois anos.
Presente no evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou a relevância do setor calçadista, que tem no Estado os seus principais polos produtores. A atividade, no Rio Grande do Sul, emprega diretamente cerca de 90 mil pessoas, um terço do total empregado pelo segmento no Brasil. “Parabenizando essa importante entidade pelos seus 40 anos, reforço aqui o meu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor e do Rio Grande do Sul”, disse.
O presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto, em um breve discurso, enalteceu a entidade e agradeceu o privilégio de ser escolhido para presidir a entidade no momento histórico, não somente de comemoração das quatro décadas de atuação, mas da criação da feira BFSHOW. “Agradeço a equipe que se superou nesse evento maravilhoso e também aos empresários que confiaram a mim o orgulho de ser presidente do Conselho Deliberativo de uma associação tão importante quanto a Abicalçados”.
Brazilian Footwear
Em momento especial da noite de comemoração foi assinado um protocolo de intenções para a renovação do Brazilian Footwear, que prevê investimentos da ordem de R$ 36 milhões em ações de promoção comercial e de imagem para o calçado brasileiro no exterior. Na oportunidade, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que a indústria calçadista brasileira, outrora terceira maior produtora de calçados no mundo e hoje a quinta, a maior fora da Ásia, reúne todas as condições de voltar aos patamares de anos passados. “O sapato desenvolvido aqui não perde em qualidade para nenhum no mundo. A BFSHOW, com suas mais de 130 marcas expositoras e mais de 150 compradores de 30 países, mostra isso. Temos todas as condições de voltarmos a ser um dos três maiores produtores de calçados do mundo, pois temos todas as condições para isso. Uma cadeia completa e integrada e uma indústria criativa que produz calçados de excelente qualidade. Vou levar essa mensagem ao presidente Lula, para pactuar que vamos trabalhar com todos os polos calçadistas para voltarmos a estar entre as três maiores potências produtoras no mundo”, ressaltou.
Recentemente, a Abicalçados e a ApexBrasil já haviam selecionados seus mercados-alvo para o próximo biênio do programa Brazilian Footwear. Foram eleitos como mercados-alvo prioritários os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, os Emirados Árabes Unidos, a Alemanha e a Angola. Já os mercados-alvo secundários, que serão trabalhados para entendimento e prospecção para ações futuras durante o biênio, serão Arábia Saudita e Austrália.
Também discursaram no evento de 40 anos o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, Lucas Redecker (PSDB/RS); o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira; o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo; o presidente da FIERGS e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Gilberto Porcello Petry; e o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos.
BFSHOW
Nascida de uma demanda do mercado de calçados, a BFSHOW é uma feira realizada pela Abicalçados, organizada pela NürnbergMesse Brasil e patrocinada pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é dos sindicatos das indústrias de calçados do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Estância Velha, Sapiranga, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Jaú, Fortaleza, Farroupilha, Parobé, Franca, Igrejinha, Nova Serrana e Novo Hamburgo. O evento, iniciado no dia 21, acontece até o próximo dia 23 e deve receber mais de 10 mil visitantes nos seus três dias de realização.