Entre negócios efetivados e alinhavados no evento, mostra deve gerar US$ 19,8 milhões para marcas brasileiras
O primeiro passo para a temporada quente de 2025 na indústria calçadista brasileira já foi dado no exterior. A edição de verão da feira Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de junho, em Riva del Garda, abriu esse calendário de eventos na Itália com uma sinalização importante de manutenção de mercados e, inclusive, novos contatos e oportunidades para as 49 marcas brasileiras presentes no evento. A mostra terminou com a comercialização de 273,7 mil pares, que geraram mais de US$ 3,2 milhões. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,3 milhão de pares e US$ 19,8 milhões. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O Brasil, maior produtor de calçados do Ocidente, foi destaque nesta edição. Isso não apenas por estar entre as maiores delegações de expositores internacionais presentes, mas também por ter levado as tradicionais cores do país - verde, amarelo e azul - para todas as escadas do pavilhão da mostra. A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, frisa que a indústria calçadista brasileira mostrou a sua diversidade, em tipo de produto e segmento, bem como no trabalho tanto com marca própria quanto em private label (com marca do cliente). “Por isso, conseguimos notar diferentes reações no que tange aos mercados já trabalhados, abertura de clientes e busca por novas oportunidades de negócios. Ainda assim, a maioria das empresas reportou resultados positivos”, diz Paola, ao frisar que o grupo presente é maduro e trabalha o mercado externo de forma constante e estratégica.
Uma das empresas que fecharam pedidos in loco foi a Calçados Bottero (Parobé/RS). Tanto de amostras, como de produção. “Nessa edição tivemos a manutenção de mercados com os quais já trabalhamos. Os compradores sabem que não podem errar e estão sendo certeiros nas compras de produtos. Durante os últimos quatro dias, atendemos compradores de diversos países, com destaque para Inglaterra, Bulgária, Taiwan, Polônia e Grécia”, afirma a gerente de exportações da Bottero, Paulina Klein, ao começar a guardar os blocos de pedidos preenchidos nesta edição da Expo Riva Schuh. “Todo esse primeiro trabalho de distribuição é feito nesta feira”, salienta.
Contatos qualificados e América Latina
A Grendene (Farroupilha/RS) já participa da feira há cerca de 40 anos. Conforme o diretor de exportações da empresa, Alexandre Gastaldello, a Expo Riva Schuh é uma ferramenta de promoção e divulgação importante. “Pretendemos continuar investindo por conta dos contatos qualificados nestes quatro dias de feira. Além disso, é um ponto de atualização de cenários, movimentações de marcas por meio de trocas de informações com clientes e empresas expositoras. Estar presente é muito importante para abrir grandes frentes, contatos que se interessam pela aquisição dos nossos produtos. E tudo isso aconteceu nesta edição, por isso tem muita diferença entre estar e não estar.” No terceiro dia da feira, Gastaldello, inclusive, participou de um júri de competição de startups. “Essa é mais uma oportunidade de contatos muito interessante proporcionada pela feira.”
Para a West Coast (Igrejinha/RS), os dois primeiros dias da feira foram muito bons. “Essa foi a nossa primeira edição apresentando a coleção de Primavera/Verão. Todos os contatos que tivemos, com exceção de um, foram de novos clientes e países. Atendemos muita América Latina e também mercados como Chipre e África do Sul”, comenta o diretor de exportação da West Coast, Felipe Cruz da Silveira.
A visitação da América do Sul nesta que é a 101ª edição da feira italiana também foi destacada pela gerente geral da Expo Riva Schuh, Gianpaola Pedretti. “Encerramos essa edição contentes com o retorno de ‘buyers’ da América Latina e da Europa, principalmente os alemães, considerando que o mercado europeu ainda sente dificuldades. O Brasil, mais uma vez, esteve presente com as melhores empresas do País expondo e representando as regiões produtoras de calçados e utilizando a feira como uma ferramenta útil de vendas, o que para nós é um sinal muito importante. Assim como o da presença de todas as empresas expositoras do Rio Grande do Sul”, frisa Gianpaola.
Nesta edição, participaram do evento com o apoio do Brazilian Footwear as marcas Actvitta, ADG Export, Ala, Andacco, Arezzo, Awana Group, Azaleia, Beira Rio, Bibi, Boaonda, BR Sport, Capelli Rossi, Carrano, Cartago, Cecconello, Comfortflex, Copacabana, Democrata, Eléia, Grendha, GVD International, Hello Kitty, Itapuã, Jorge Bischoff, Klin, Levecomfort, Leveterapia, LigthGel, Loucos & Santos, Madeira Brasil, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, New Face, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Polo Go, Ramarim, Schutz, Stéphanie Classic, Valentina, Variettá, Werner, West Coast, WorldColors Brasil, Zatz e Zaxy.
Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 147,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.